Brasileirão

Botafogo tenta sequência inédita em casa por vaga na Libertadores

Alvinegro recebe o Cuiabá e quer segunda vitória seguida no Rio

Gabriel Pires marcou um dos gols da vitória sobre o Bragantino
Gabriel Pires marcou um dos gols da vitória sobre o Bragantino |  Foto: Vitor Silva/BFR
 

O Botafogo voltou a vencer no Estádio Nilton Santos ao bater o Red Bull Bragantino na última quarta-feira (26). Agora, nesta terça-feira (1º), contra o Cuiabá, às 19h, quer emendar o segundo triunfo consecutivo em seus domínios - algo que ainda não aconteceu nesta edição de Campeonato Brasileiro.

O Alvinegro chega para a 35ª rodada de olho em uma vaga na Libertadores da próxima temporada. Em 10º lugar, com 47 pontos, a equipe de Luís Castro conseguiu se recuperar no segundo turno e quer beliscar uma vaga no G8. O oitavo colocado, última equipe a ir para a pré-fase de grupos, é o São Paulo, com 50 pontos.

O Cuiabá vive momento oposto. Após figurar no meio de tabela em boa parte da competição, o Dourado caiu de desempenho e se aproximou da zona de rebaixamento à Série B. A equipe soma 34 pontos, na 16ª colocação, empatado com o Ceará, que já perdeu na rodada e abre o Z4. 

Se vencer, o Botafogo ultrapassa momentaneamente o Fortaleza, que tem 48 pontos, e o próprio Tricolor Paulista. Para se manter no G8, precisará secar as duas equipes - que enfrentam Palmeiras fora de casa e Atlético-MG como mandante, respectivamente. Na teoria, a rodada é favorável ao Alvinegro.

Já a equipe matogrossense pode ganhar o lugar do Coritiba, com 35, que também ainda entrará em campo. Se perder, pode ser ultrapassado pelo Atlético-GO, que tem 33, e entrar na zona da degola. O Dourado já respirou ao vencer o confronto direto contra o Avaí, na última rodada. 

Escalações

O técnico Luís Castro conta com o retorno do meia Lucas Fernandes. O português, no entanto, não confirmou se ele volta como titular ou entra durante a partida. Desta forma, Patrick de Paula pode ganhar a vaga - já que o meia Eduardo segue fora por lesão.

Assim, o Botafogo pode ser escalado com Gatito Fernández, Daniel Borges, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Patrick de Paula (Lucas Fernandes); Victor Sá (Jeffinho), Júnior Santos e Tiquinho Soares.

Já António Oliveira ganhará seis reforços para o importante duelo. Enquanto o zagueiro Joaquim, o volante Denilson e o atacante Deyverson voltam de suspensão, o lateral Sidcley e os meias Osorio e Camilo retornam de lesão. Com dúvida no esquema tático, o zagueiro Alan Empereur, se atuar com três zagueiros, e o volante Marcão, no 4-3-3, disputam uma vaga.

Desta forma, o Cuiabá deve ir a campo com Walter, Marllon, Joaquim e Alan Empereur (Marcão); João Lucas, Denilson, Pepê e Igor Cariús; Felipe Marques, André Luís e Deyverson.

Arbitragem

- Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)

- Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP)

- Assistente 2: Leirson Peng Martins (RS)

- Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)

< Associação de supermercados já alerta para desabastecimento Caminhoneiros fazem bloqueios em rodovias de Itaboraí e Magé <